Auto-imagem em Adultos de Média Idade, Portadores ou Não de Cardiopatias Isquêmicas Submetidos ou Não a Treinamento Físico Sistemático.

Por: .

165 páginas. 1985 16/03/1985

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desta investigação foi o de estudar a influência do treinamento físico sistemático sobre a auto-imagem em adultos de média idade, portadores ou não de cardiopatia isquêmica. Oitenta indivíduos do sexo masculino, entre quarenta e sessenta e cinco anos de idade, clientes de clínicas especializadas em cardiologia, da cidade de Porto Alegre, foram divididos em quatro grupos caracterizados como: portadores de cardiopatia isquêmica não submetidos a treinamento físico sistemático; portadores de cardiopatia isquêmica submetidos a treinamento físico sistemático; não portadores de cardiopatia isquêmica não submetidos a treinamento físico sistemático e não portadores de cardiopatia isquêmica submetidos a treinamento físico sistemático. O instrumento utilizado foi baseado no questionário de auto-imagem e auto-estima de Steglich (1978), para indivíduos de terceira idade. Foram selecionados os itens referentes apenas a escala de auto-imagem, sendo que a fidedignidade e validade do instrumento foram determinadas pelo estudo piloto. Para a análise estatística dos dados foi utilizado o Teste U de Mann-Whitney, sendo que os resultados indicaram: - Os indivíduos portadores de cardiopatia isquêmica submetidos a treinamento físico sistemático, apresentam níveis mais elevados de auto-imagem que os indivíduos porta dores de cardiopatia isquêmica não submetidos a treinamento físico sistemático. - Os indivíduos portadores de cardiopatia isquêmica submetidos a treinamento físico sistemático, apresentam níveis mais elevados de auto-imagem que os indivíduos não portadores de cardiopatia isquêmica não submetidos a treinamento físico sistemático. - Não houve diferença estatisticamente significativa nos níveis de auto-imagem entre os indivíduos não portadores de cardiopatia isquêmica submetidos a treinamento físico sistemático e os indivíduos não portadores de cardiopatia isquêmica não submetidos a treinamento físico sistemático.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/22854

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.