Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar a autopercepção de competência profissional em Educação Física dos acadêmicos concludentes do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE, Canindé (CE). Participaram do estudo 33 graduandos do referido curso, regularmente matriculados no semestre 2013/1, avaliados através da Escala de Autopercepção de Competência Profissional e questionário de investigação da experiência docente. Para análise dos dados, os resultados foram agrupados nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal e analisados segundo pressupostos de Nascimento (1999). Os resultados apontaram que 27 (81,8%) acadêmicos possuem uma autopercepção positiva de sua competência enquanto profissional da área. Todas as dimensões dos conteúdos foram pontuadas positivamente, embora a conceitual tenha apresentado uma menor pontuação. A maioria dos concludentes (90,9%) afirmou ter experiência docente, sendo predominante no gênero masculino (60,6%). Esta experiência profissional foi caracterizada pela participação em projetos diversos (72,7%), atividades na escola (36,4%) e outras intervenções (30,3%). Estes achados podem ter sido motivados pelas diversas intervenções existentes no decorrer de sua formação acadêmica em atividades de ensino, pesquisa e extensão, muito embora se perceba, ainda, a necessidade de fortalecer a prática acadêmica formativa em seus conceitos e significados. Palavras-chave: Competência Profissional; Educação Física; Autopercepção.

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