Autonomia e Educação Física: Uma Perspectiva à Luz do Ideário da Promoção da Saúde.

Por: Ana Lúcia Lago Nakamura, , João Carlos Nogueira Louzada e .

Conexões - v.4 - n.1 - 2006

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Resumo

O termo autonomia tem sido freqüentemente utilizado na Educação Física de maneira funcional, restringindo seu conceito à operacionalização das ações motoras ou cognitivas que um indivíduo é capaz de realizar de maneira independente. Assim, a autonomia é considerada como sinônimo de independência física e cognitiva e reduzida ao sentido de funcionalidade independente. Desta forma, o propósito do presente trabalho é iniciar discussões e reflexões que incitem a busca de referencial teórico que traga suporte à criação de relações entre Educação Física e o ideário da Promoção da Saúde considerando a autonomia como questão central destas duas áreas. As conclusões dos autores apontam que a autonomia expressa no Ideário da Promoção da Saúde, compreendida especialmente à luz do pensamento filosófico, terá implicações na prática em Educação Física, na busca de meios que nos conduzam ao estímulo da autonomia das pessoas. Palavras-Chave: Autonomia, Educação Física; Promoção da saúde.

Endereço: http://www.unicamp.br/fef/publicacoes/conexoes/v4n1/Arestides2.pdf

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