Autopercepção de Competência Profissional no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial no Curso de Licenciatura de Educação Física

Por: Gustavo Schiarolli, e Nilton Munhoz Gomes.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.16 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi de analisar autopercepção da competência profissional de estudantes que realizaram o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Educação Especial no curso de Licenciatura de Educação Física. O estudo descritivo de corte transversal teve a amostra de 28 acadêmicos que estavam matriculados na disciplina de Estágio Curricular II ofertada no 4° ano do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. O instrumento de coleta de dados foi composto por questionário sociodemográfico e pela Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Para a análise dos dados estatísticos empregou-se o teste t e qui-quadrado para grupo único. Considerou-se no estudo o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os estudantes estagiários (EE) demonstraram competência profissional apenas na habilidade de motivação. Além disso, os EE que apresentaram experiência prévia com pessoas com necessidades especiais apresentavam-se maiores índices de autopercepção de competência profissional nos assuntos relacionados a disciplina dos alunos e planejamento de atividades. Os EE que não tinham experiências na regência de classe se sentiam mais competentes nos assuntos disciplinares e de ação pedagógica, na dimensão conhecimentos e na avaliação global da competência profissional. Por fim, os EE que participavam de projetos de ensino eram mais críticos frente o indicador autorreflexão. Por fim, conclui-se que a autopercepção de competência profissional dos EE era baixa, sendo que a experiência de convivência com pessoas com necessidades especiais apresentou impacto positivo frente ao grupo investigado, enquanto que a experiência na regência de classe e participação de projetos de ensino favoreceu no surgimento do senso crítico frente à autopercepção de competência profissional.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17597

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.