Autopercepção de Imagem Corporal Por Mulheres Jovens Adultas e da Meia-idade Praticantes de Caminhada

Por: Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Fernanda Maia Tolentino, Marcel Guimarães da Silveira, Maria de Fátima de Matos Maia e Thatiana Maia Tolentino.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi verificar a autopercepção da imagem corporal por mulheres praticantes de caminhada jovens adultas e na meia-idade da cidade de Montes Claros - MG. O estudo é descritivo, quantitativo e de delineamento transversal cuja amostragem aleatória, estratificada e proporcional foi de 165 mulheres. Para a variável dependente percepção da imagem corporal foi utilizado o questionário estruturado Body Shape Questionnaire (BSQ) versão para português e como varáveis independentes a idade, escolaridade, estado civil, tipo de residência, religiosidade, doença, frequência de caminhada, prática de outra atividade física e ter filhos. Os dados foram submetidos à análise descritiva e posteriormente foram realizadas as comparações fazendo uso do teste t e ANOVA. A pesquisa conta com parecer do Comitê de Ética da Universidade Estadual de Montes Claros Processo No 1642 de 18/09/2009. Nas mulheres jovens adultas, os resultados da percepção da imagem corporal mostraram 64,3% sem insatisfação, 31,6% com insatisfação leve, 4,1% com insatisfação moderada e na meia idade 55,2% sem insatisfação, 37,3% insatisfação leve, 7,5% insatisfação moderada. Na comparação das variáveis independentes não foram encontradas diferenças significativas em nenhum dos grupos investigados. Entre as faixas etárias analisadas, nenhuma apresentou insatisfação grave com a imagem corporal. Os fatores investigados não foram impactantes na imagem corporal das jovens adultas e meia-idade.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/477.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.