Avaliação da Altura Patelar em Atletas com Tendinopatia Crônica do Aparelho Extensor do Joelho

Por: Emerson Garms, Jorge Sayum Filho, Leonardo Addeo Ramos, Marcelo Mitsuro Matsuda, Moisés Cohen e Rogério Teixeira de Carvalho.

Acta Ortopédica - v.19 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Avaliar radiograficamente a altura patelar de atletas com diagnóstico de tendinopatia crônica do aparelho extensor do joelho (TCAE).

MÉTODOS: Na amostra foram avaliados radiograficamente 65 pacientes (110 joelhos) com idade entre 15 e 40 anos e de diferentes modalidades esportivas com e sem diagnóstico de tendinopatia crônica do aparelho extensor do joelho (jumper's knee). Os atletas foram divididos em dois grupos: aqueles com diagnóstico de TCAE (grupo 1: 38 atletas - 56 joelhos) e um grupo que denominamos de controle (grupo 2: 27 atletas - 54 joelhos).
RESULTADOS:
No grupo 1 tivemos 18 atletas que apresentavam a doença bilateralmente na ocasião dos exames. Para a medida da altura patelar utilizamos os índices radiográficos de Insall e Salvati e Blackburne e Peel.
CONCLUSÃO: A presença de patela alta no grupo de atletas com tendinopatia crônica do aparelho extensor do joelho foi significante maior do que a observada no grupo controle.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.