Avaliação da Ansiedade e Agressividade em Praticantes de Rugby da Universidade Federal de Lavras

Por: Alex Amaral G. Silva.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Este estudo teve o objetivo de verificar a possível relação entre a ansiedade e agressividade em praticantes de Rugby.

Métodos e resultados:
Participaram do estudo 13 praticantes de Rugby, do gênero masculino. Os participantes responderam o questionário IDATE (traço e estado) para avaliar a ansiedade, escolhido por ser um método simples e adequado para as condições do estudo. Para verificar o nível de agressividade, responderam o questionário Inventário de Agressão Atlética de Bredemeier (BAAGI).O inventário consiste de 30 questões, (com questões para agressão hostil e instrumental, e ainda atlética, a qual não foi utilizada no estudo). Ambos questionários foram respondidos antes dos treinos. Dos indivíduos estudados, 23% apresentaram alto nível de ansiedade e 77% apresentaram médio nível. Foram observados os valores de (41,2 ± 10) para agressividade hostil e (34,5 ± 4,9) para agressividade instrumental. Para comparar a média da pontuação das agressividades, utilizou-se análise de variância (ANOVA), visto que os dados não tinham distribuição normal, indicando que os níveis de agressividade são iguais, com (p=0,0699) a 5% de probabilidade. Para comparação da ansiedade com os níveis de agressividade, foi usado o teste de qui-quadrado, onde não foi constatada diferença estatisticamente significativa com ansiedade/agressão hostil (p= 0,294) e ansiedade agressão instrumental (p= 0,359).

Conclusão:
Não foi identificada associação significativa entre ansiedade e agressividade. Um fator limitante para o estudo foi o pequeno número de participantes, Contudo existem poucos estudos sobre o assunto, necessitando de uma verificação mais concreta. Um melhor entendimento sobre este tema poderia ajudar na atuação de pessoas envolvidas nesse esporte.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.