Avaliação Antropométrica do Estado Nutricional e Aspectos Fragmentados da Realidade Contextual Africana: Uma Revisão da Literatura

Por: André Seabra, Antonio Hebert Lancha Junior, Antonio M. Prista, José Antônio Ribeiro Maia, Leonardo Nhantumbo e Sílvio Saranga.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.9 - n.3 - 2007

Send to Kindle


Resumo

De um modo geral, em todos os países em desenvolvimento e, no continente africano em particular, as taxas de prevalência de desnutrição são elevadas, embora aquelas observadas em adolescente sejam relativamente menores das observadas em crianças e jovens. Acredita-se que as precárias condições sócio-econômicas, a pressão ambiental, as condições higiênico-sanitárias, entre outros fatores, encontrem neste continente uma expressão particular e resultem num quadro de constrangimento nutricional próprio. O objetivo do estudo foi efetuar uma revisão da literatura especializada sobre a utilização da antropometria na avaliação do estado nutricional nas populações africanas, com particular ênfase às prevalências de desvios nutricionais nas crianças e jovens da região da África Sub-sahariana. Para tal foi realizada uma pesquisa na base de dados da PubMed e em outros periódicos on-line, bem como em capítulos de livros considerando os seguintes critérios de inclusão para referências: pesquisas descritivo-comparativas, estudos acerca do estado nutricional e sua relação com doenças infecciosas e investigações sobre hábitos nutricionais e estatuto sócio-econômico. Em suma, o exame dos dados disponíveis indica: taxas de prevalência elevadas em todos os indicadores antropométricos, particularmente nos indicadores altura em função da idade e peso em função da idade e expressam uma variabilidade entre a cidade e o campo e em função da idade, sexo e estatuto sócio-econômico. Por outro, os resultados dos estudos revistos indicam o estatuto sócio-econômico, o nível de escolaridade da mãe e as características biológicas das crianças (idade e gênero) como determinantes essenciais do estado nutricional.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/4090

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.