Avaliação da Aprendizagem do Handebol Por Jovens Entre 11 e 14 Anos a Partir do Método Situacional

Por: Cintia Ramari, Clodoaldo José Dechechi, Giuliano Salera Ricci, e .

Pensar a Prática - v.14 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O ensino a partir do método situacional não tem como objetivo a maestria técnica e sim o entendimento da tática do jogo coletivo, fazendo com que os jogadores se habituem às situações-problema, percebam que há diversas formas de solucioná-las e selecionem a resposta mais adequada. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as influências do método situacional no ensino das capacidades técnicas e táticas do handebol utilizando-se dos testes propostos em Greco (1995) e também a partir dos níveis de jogo propostos por Garganta (1995). Após a aplicação de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento de 32 sessões, observou-se uma melhoria da capacidade tática dos jogadores e a manutenção de sua capacidade técnica, o que demonstra a eficácia do método para o aprendizado tático do jogo.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6673/9174

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.