Resumo

O presente estudo situa-se numa das vertentes da linha de pesquisa denominada Ação e Formação do profissional de Educação Física, Esporte e Lazer, desenvolvida no Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho. Os objetivos foram analisar e interpretar o processo avaliativo das disciplinas desportivas do curso de graduação em Educação Física da Universidade do Estado do Pará e identificar referenciais gerais de ação que possibilitem a reflexão crítica e o redimensionamento das ações avaliativas através do processo de emancipação dos sujeitos envolvidos no contexto avaliativo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir do depoimento de alunos do curso e dos professores das disciplinas desportivas: (a) atletismo. (b) basquetebol, (c) Futebol de Campo, (d) Futsal, (e) Handebol e (f) Voleibol. Optou-se pela entrevista semi-estruturada como técnica de coleta de dados e consulta de documentos. Os resultados revelaram que a avaliação da aprendizagem se identifica por uma dimensão técnica, conservadora, autoritária e burocrática, com predominância de provas escritas constituídas de perguntas objetivas de baixo nível intelectual e provas práticas de execução de movimentos dos alunos. A maioria dos professores centralizam decisões avaliativas, não possuem critérios explícitos no julgamento dos alunos. Dois professores apresentaram a avaliação numa perspectiva democrática. Há divergência na percepção de alunos e professores. Os subsídios são da ordem de pressupostos políticos e institucionais para a avaliação.

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