Avaliação da Aptidão Cardio-respiratória Através do Teste de Caminhada em Esforço Controlado (tcec)

Por: Alan Alessandro Rodrigues, Carlos Aparecido Zamai, José Fernando de Oliveira, Luiz Ernani Santos Braga e Marcelo Filocomo.

Conexões - v.8 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) é considerado como um índice determinante da aptidão cardiorespiratória. Atualmente, as avaliações deste parâmetro ficam restritas a poucos pelos altos custos operacionais e/ou pela necessidade de boa aptidão física por parte do avaliado. O objetivo deste trabalho é avaliar a proposta de teste para avaliação da capacidade cardio-respiratória (TCEC). Para este estudo foram analisadas 37 sujeitos, sendo n=09 obesos (03 homens e 06 mulheres), n=10 mulheres na pós-menopausa e 18 estudantes universitários (15 homens e 03 mulheres), idade entre 13 a 72 anos, moradores da cidade de Campinas, realizaram testes e retestes, de acordo com o TCEC, para avaliação da reprodutibilidade deste teste. Este estudo mostra um alto nível de reprodutibilidade do teste proposto, visto que quando este é aplicado e reaplicado num curto período de tempo, independentemente do avaliador, os resultados são muito similares. Assim, os resultados obtidos nos motivam a estudos mais aprofundados, com ênfase na validação do TCEC.

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/543

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.