Resumo

Esta é uma proposta de avaliação biométrica e postural implantada em 1993 na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul, que está sendo acompanhada até o momento. Os resultados desta avaliação tem revelado a sua grande importância para a educação física escolar.

O exame biométrico até hoje realizado nas escolas não traz subsídios necessários para o professor de educação física prescrever as atividades mais adequadas para seus alunos. Nesta proposta sugerimos a avaliação dos seguintes itens, com seus respectivos objetivos: - avaliação do peso e estatura, observando se o peso está ou não de acordo com a estatura, bem como a sua correspondência com a idade; -avaliação da aqüidade visual (direito e esquerdo), a fim de detectar qualquer deficiência visual que possa interferir no desempenho escolar do aluno; - índice ósseo, conhecer se a estrutura óssea dos mesmos é fraca, média ou forte; avaliação da postura dos pés, joelhos, quadril e coluna ( lombar - toráxica -cervical) a fim de o professor prescrever os exercícios adequados e também conhecer melhor seus alunos e orientá-los para a utilização de uma boa postura.

Muitos problemas graves de postura e de visão foram detectados, sendo os mais graves encaminhados a um especialista por intermédio da prefeitura. A avaliação é realizada no início do ano. Porém, uma outra é realizada no meio do ano letivo, somente para os alunos que apresentarem algum vicio postural, após terem recebido orientação para realizar alguns exercícios específicos nas aulas de educação física. Todos os professores de educação física foram instrumentalizados para a realização desta avaliação e orientados para execução do registro da avaliação numa ficha coletiva por turma. Todos estes dados são incluídos no banco de dados da UNISC através de um programa especial, facilitando o acesso às informações de diversas formas (por escola, sexo, turma...). Instrumentos utilizados: balança com toesa, fita métrica, posturógrafo de madeira adaptada pelos autores, ficha coletiva para o registro dos dados, e a tabela de optotipo.