Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida como um projeto de pesquisa-ação participativa. A pesquisa-ação é uma abordagem que permite aos(às) professors(as) estudar suas próprias práticas pedagógicas e conduzir uma investigação de forma sistemática. Este artigo relata a implementação de um teste de domínio de conceitos de ciências, avaliado de forma colaborativa, e o impacto que teve no ensino e na aprendizagem de alunos(as)-professores(as) em um curso de curta duração em formação científica. O curso fazia parte de um programa de Diploma de Graduação em Ensino (Licenciatura) de um ano, já que os(as) professores(as) das escolas primárias da Nova Zelândia são generalistas. Seu ensino atinge uma ampla gama de assuntos para alunos(as) de 5 a 12 anos de idade. As estratégias de aprendizagem colaborativa beneficiam os(as) alunos(as) educacionalmente ao direcionar a influência do grupo de pares para se concentrar em questões intelectuais e substantivas. Os(as) alunos(as) desempenham um papel muito mais ativo na construção do conhecimento, primeiro nos pequenos grupos de especialistas de apoio, que mais tarde são colocados em prática em um grupo de conhecimento (comunidade de saberes) mais ampliado. Essa perspectiva sociocultural de aprendizagem posiciona os sujeitos como participantes ativos em um processo de transformação de sua compreensão em colaboração com outros sujeitos, em vez de adquirir conhecimentos e habilidades como propriedade ou ponto final de um indivíduo.

Referências

ANDERSON, F. J.; PALMER, J. The jigsaw approach: Students motivating students. Education, v. 109, n. 1, p. 59, 1998.

ANGELO, T. A.; CROSS, K. P. Classroom assessment techniques: A handbook for college teachers (2nd ed.). Jossey-Bass, 1993.

ARONSEN, E. The jigsaw classroom, 2000. Retrieved May 2020, from the World Wide Web: www.jigsaw.org/index.html.

BRUFFEE, K. A. Collaborative learning: Higher education, interdependence, and the authority of knowledge (2nd ed.). The John Hopkins University Press, 1999.

COLLINS, J.; HARKIN, J.; NIND, M. Manifesto for learning. Continuum, 2002.

DIVAHARAN, S.; ATPUTHASAMY, L. An attempt to enhance the quality of cooperative learning through peer assessment. Journal of Educational Enquiry, v. 3, n. 2, pp. 72-83, 2002.

GILLIES, R. M.; ASHMAN, A. F. An historical review of the use of groups to promote socialization and learning. In: R. M. GILLIES; A. F. ASHMAN (Eds.), Co-operative learning: The social and intellectual outcomes of learning in groups. Routledge Falmer, 2003, pp. 1-19.

LOWERY, V. N. Construction of teacher knowledge in context: Preparing elementary teachers to teach mathematics and science. School science and mathematics, v. 102, n. 2, pp. 68-84, 2002.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Assessing students in groups: Promoting group responsibility and individual accountability. Corwin Press, 2004.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. Cooperative learning returns to college. Change, v. 30, n. 4, pp. 26-35, 1998.

KEMMIS, S.; McTAGGART, R. Participatory action research: Communicative action and the public sphere. In: N. K. DENZIN; Y. S. LINCOLN (Eds.), The Sage handbook of qualitative research. Sage Publications, 2005, pp. 559-603.

McCARTHY, S.; YOUENS, B. Strategies used by science student teachers for subject knowledge development: A focus on peer support. Research in Science and Technological Education, v. 23, n. 2, pp. 149-162, 2005.

McNIFF, J. Action Research for Professional Development (2nd ed.). Dorsett: September Books, 2017. Retrieved from: www.jeanmcniff.com.books.asp. Accessed: 27 August 2020.

McGOOKIN, M. I can't let them down!: Affiliative motivation and co-operative learning in higher education. Paper presented at the HERDSA, Perth, WA, 2002.

MICHAELSON, L. K.; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. (Eds.). Team-based learning: A transformative use of small groups. Praeger Publishers, 2002.

PHIPPS, M.; PHIPPS, C.; KASK, S.; HIGGINS, S.. University students' perceptions of cooperative learning: Implications for administrators and instructors. The Journal of Experiential Education, v. 24, n. 1, pp. 14-21, 2001.

PIERCE, J. W.; KALKMAN, D. L. Applying learner-centered principles in teacher education. Theory into Practice, v. 42, n. 2, 127, 2003.

ROGOFF, B. Cognition as a collaborative process. In: D. KUHN; R. SIEGLER (Eds.), Handbook of child psychology: Cognition, perception and language (5th ed.). John Wiley, 1998, v. 2, pp. 679-744.

SHOR, I. When students have power: Negotiating authority in a critical pedagogy. University of Chicago Press, 1996.

SMITH, K. A.; SHEPPARD, S. D.; JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T. Pedagogies of engagement: Classroom-based practices. Journal of Engineering Education, v. 94, n. 1, pp. 87-101, 2005.

Acessar