Avaliação Comparativa da Variável Força de Membros Inferiores de Idosas Praticantes de Hidroginástica e Musculação

Por: Alexandre Machado, José Geraldo Soares Damico, Lidiane Alli Feldmann, Luís Antonio Barcellos Crescente, Marcelo Cardoso e Osvaldo Donizete Siqueira.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


A atividade física é de extrema importância na fase de envelhecimento. A hidroginástica e a musculação são muito procuradas pela população idosa que busca melhoras na saúde. O estudo tem o objetivo de verificar quais das modalidades contribuem mais para o desenvolvimento de força de idosas praticantes dessas modalidades. A amostra foi composta por 30 idosas de 60 a 80 anos, que praticam as modalidades há mais de 1 ano. Foi realizado o teste de sentar e levantar em 30 segundos de Rikli e Jones, 1999. Os dados analisados através de estatísticas (média e desvio padrão). Constatou-se que os resultados apresentaram níveis baixos para as modalidades, contudo foi possível verificar uma diferença favorável à musculação em relação à hidroginástica na variável força de membros inferiores.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/4858

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.