Avaliação da Coordenação e Destreza Motora de Crianças de Seis Anos: Análise Psicométrica.

Por: Lívia de Castro Magalhães e Olívia Souza Agostini.

Motriz - v.20 - n.2 - 2014

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Resumo

A coordenação motora de crianças de seis anos foi examinada através do teste de Avaliação da Coordenação e Destreza Motora, ACOORDEM (em desenvolvimento) com objetivo de avaliar a confiabilidade teste-reteste e investigar se o desempenho motor é influenciado pelo sexo, tipo de escola e local de moradia. Foram avaliadas 85 crianças e seus pais e professores responderam questionários. Para detectar a confiabilidade teste reteste, a ACOORDEM foi reaplicada em 10 crianças. Testes de Mann-Whitney e Qui-quadrado identificaram influência significativa do sexo, tipo de escola e local de moradia em apenas alguns itens. A confiabilidade teste-reteste foi moderada para os itens de desempenho, e de boa a excelente para maioria dos itens dos questionários. Conclui-se que alguns itens devem ser revisados e tabelas normativas de desempenho para identificação de atraso motor podem ser criadas considerando apenas a variável idade. Estudos futuros devem dar continuidade ao processo de criação do instrumento com avaliação de crianças mais jovens.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/7562

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