Resumo


Introdução: Ao longo da trajetória histórica da educação física a avaliação percorreu diversos caminhos e se apresentou como um desafio para o professor e os estudantes. Objetivo: Nesse sentido, esse estudo buscou analisar os caminhos percorridos e os desafios que se aprensentam nos dias atuais para a avaliação da aprendizagem dos estudantes. Metodologia: Para tanto, foram consultadas obras científicas e analisados documentos oficiais normativos da educação brasileira que permitiram elaborar conclusões acerca do tema de estudo. Resultados: Considerando que o ensino da educação física enfatizou a aprendizagem do movimento e a dimensão do saber fazer, os caminhos percorridos por essa disciplina escolar indicam que, incialmente a avaliação trafegou pela via quantitativa, analisando o desempenho físico, motor ou técnico dos alunos. Contudo, ao longo do tempo, os mapas construídos pela produção teórica e os documentos educacionais brasileiros indicaram outras possíveis rotas, como a via qualitativa, que propõe analisar a evolução da aprendizagem dos alunos e sua participação nas aulas. Ao mesmo tempo que percorrer outras vias parece a melhor opção, elas impõem alguns desafios à educação física. O primeiro desafio é o reconhecimento da avaliação como um dos elementos constituintes do processo de ensino, pois ele possibilita orientar e aprimorar a aprendizagem. O segundo desafio é modificar práticas seletivas ou classificatórias de avaliação e ampliar o seu sentido quando é restrita apenas à participação do aluno nas aulas. O terceiro desafio é utilizar a perspectiva formativa de avaliação e o envolvimento das dimensões físico/cinestésica, cognitiva e sócio emocional. O quarto desafio é ampliar os espaços e momentos de reflexão ou trocas de experiência sobre o tema, tanto na formação inicial quanto na prática pedagógica. Por fim, o quinto desafio é aumentar a produção científica e de pesquisas sobre o tema, para ampliar a compreensão, fortalecer as discussões e fomentar mudanças nas práticas avaliativas da educação física escolar. Conclusão: Transpor os desafios, que se apresentam na atualidade para a avaliação dos estudantes, implica no reconhecimento da importância e necessidade de discutir, refletir e diversificar as estratégias avaliativas, para que se estabeleçam como um elemento balizador do processo de ensino e aprendizagem com caráter formativo.

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