Resumo

Objetivo: avaliar a percepção de qualidade de vida e verificar a relação entre Aptidão Física e Composição Corporal de alunos de uma escola pública no Norte do Brasil. Metodologia: estudo transversal com 26 escolares de ambos os sexos com idades entre 9 e 11 anos, matriculados e frequentando das aulas. As variáveis estudadas foram: aptidão física, qualidade de vida e composição corporal. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. As variáveis foram analisadas por meio do teste de correlação de Pearson pelo sistema SPSS 20.1. Resultados e discussão: em relação a composição corporal, 34,6% estão acima do ideal em relação ao percentual de gordura e 11,5% estão classificados como obesos segundo o Índice de Massa Corporal. Conclusão: A qualidade de vida apresentou uma classificação boa, o fator família teve a maior média dos fatores avaliados e autonomia a menor. Em relação a aptidão física o teste de flexibilidade apresentou o melhor resultado, porém o teste de resistência abdominal obteve o pior índice. Houve uma correlação negativa entre a aptidão física e composição corporal, já com a qualidade de vida não houve correlação. Houve uma correlação negativa entre aptidão física e composição corporal.

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