Avaliação da Capacidade Funcional, Força Muscular e Função Pulmonar de Pacientes Amputados e Protetizados Ao Nível Transfemural: Estudo Piloto

Por: Angela Cristina Ferreira da Silva, Cássia da Luz Goulart, Dannuey Machado Cardoso, Dulciane Nunes Paiva, Juliana Faleiro Silveira, Juliano Rodrigues Adolfo e Kathyri Bianca de Lima.

Cinergis - v.16 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

A amputação é definida como a retirada total ou parcial de um membro, em que o coto é o responsá vel pelo controle da prótese durante o ortostatismo e a deambulação. A amputação pode causar déficit de equilíbrio, perda da funcionalidade e da força muscular periférica (FMP) do membro amputado bem como disfunção respiratória. Objetivos: Avaliar a capacidade funcional (CF), a FMP e a Força muscular respiratória (FMR) de indivíduos protetizados com amputação ao nível transfemural. Método: Avaliados indivíduos amputados em nível transfemural (GA) e indivíduos hígidos (grupo controle) (GC) com faixa etária de 18 a 60 anos. A CF foi avaliada pelo teste TimedUpandGo (TUG) e a FMP, através do teste de 01 Repetição Máxima (1RM) que avaliou os músculos extensores do joelho do membro não amputado. A FMR foi avaliada por manovacuometria digital. Resultados: Avaliados 13 indivíduos com média de idade de 40,69 anos e mediana de IMC 24 (22 – 35) Kg/m2 (GA, n = 6; GC, n = 7). Os grupos se caracterizaram homogêneos quanto ao gênero, idade e IMC. A FMP e a FMR não diferiram entre os grupos tendo havido, entretanto, houve diferença significativa do TUG (p = 0,001). Considerações finais: A capacidade funcional de indivíduos amputados transfemurais se encontra reduzida quando comparada com sujeitos hígidos. Não se encontrou redução significativa da FMP e FMR no grupo estudado.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4800

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.