Avaliação da Carga Relativa e a Possíbilidade de Dor Lombar, em Estudantes do Ensino Fundamental

Por: Guilherme de Azambuja Pussieldi, Lucas Rogério dos Reis Caldas, Mateus Botelho Vieira e Taciany Melo Gonçalves.

Arquivos de Ciências do Esporte - v.5 - n.1 - 2017

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Resumo

Objetivo: Avaliar a carga relativa da mochila escolar e a incidência de dor lombar em escolares de ambos os gêneros do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Florestal. Métodos: A amostra foi composta por 32 alunos sendo 14 meninas e 18 meninos, do 3º Ano, regularmente matriculados e frequentes. Para participar do estudo os estudantes e os responsáveis tiveram que assinar os Termos de Assentimento e Consentimento Livre e Esclarecido respectivamente. Utilizou-se no estudo balança digital com precisão de 100g e capacidade de 150 kg, estadiômetro, ficha de identificação do sujeito, a carga da mochila transportada pelos escolares durante uma semana e carga da mochila (prevista) e o inventário de dor. Na análise estatística foi realizado a comparação das variáveis através do Student-test com nível de significância de p≤ 0,05. Resultados: Na amostra avaliada não foram observadas diferenças significativas entre os sexos, caracterizando-se como uma amostra homogênea. Conclusões: Os resultados aqui apresentados evidenciam não haver diferenças significativas em nenhuma das variáveis estudadas entre os gêneros, em uma amostra de estudantes do ensino fundamenta

Endereço: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/2082

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