Avaliação da Composição Corporal de Adolescentes com Idades Entre 13 a 17 Anos, de Ambos os Gêneros de Uma Escola da Rede Publica de Ensino de Floriano Piauí

Por: Jose Carlos de Sousa.

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Introdução: a prevalência de obesidade vem crescendo a cada dia que passa, especialmente na infância e adolescência como uma grande preocupação se a mesma é um fator de risco para a obesidade na idade adulta. Objetivo: Avaliar a composição corporal de adolescentes, de ambos os gêneros de uma escola da rede publica de ensino de Floriano Piauí. Métodos: Estudo epidemiológico descritivo, transversal e quantitativo. A população final do estudo foi constituída de 203 adolescentes de ambos os gêneros com idades entre 13 e 17 anos. Os dados foram coletados por meio de medidas antropométricas (IMC e Pregas Cutâneas TR e SE). Os dados foram organizados em uma planilha eletrônica no programa Microsoft Office Excel 2010, onde posteriormente foi realizada análise estatística descritiva simples, sendo os resultados apresentados em tabelas e gráficos. Resultado: entre os adolescentes, 81,77% apresentaram índice de massa corporal normal sendo que a mais alta prevalência foi no gênero feminino 83%. Ao mesmo tempo que, no percentual de gordura tivemos uma alta prevalência na categoria baixo 62% no gênero masculino. Considerações Finais: As ideias do presente estudo mostram que indicadores antropométricos distintos podem fornecer diferentes precursores de prevalências de excesso de peso/gordura corporal em adolescentes. Além disso, evidenciaram-se diferenças na composição corporal entre os gêneros, o %G baixo teve maior prevalente em rapazes, enquanto que o baixo peso, avaliado pelo IMC. 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6377

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.