Avaliação da Composição Corporal em Indivíduos com Lesão da Medula Espinhal

Por: José Irineu Gorla e Mariane Borges.

XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução

Identificar e monitorar os componentes que constituem o peso corporal do ser humano nada mais é do que avaliar a composição corporal. Essa avaliação precede de modelos teóricos, os quais dividem o peso corporal em dois até cinco compartimentos ou níveis, sendo o mais usual o modelo de dois componentes (componente de gordura e o isento de gordura). A avaliação da composição corporal tem sua maior relevância no crescimento e desenvolvimento, e controle da saúde humana, posto que um desequilíbrio de seus componentes pode causar danos irreversíveis para a saúde, podendo até levar um indivíduo a óbito. Apesar disso, na população em geral a preocupação com a composição corporal acaba se restringindo aos padrões de beleza “impostos” pela sociedade através das mídias, ou seja, a preocupação está em manter uma distribuição da composição corporal mais pela estética do que pela a saúde, o que acaba muitas vezes levando as pessoas a atitudes drásticas e a apresentarem comportamentos obsessivos, a fim de estar “inseridas” nestes padrões. 

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/cuidar-da-casa-comum-da-natureza-da-vida-da-humanidade-oportunidades-e-responsabilidades-do-desporto-e-da-educacao-fisica-vol-2/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.