Avaliação da Influência do Alinhamento Pélvico Sobre a Postura de Tronco e Ombro e Sobre a Atividade Eletromiográfica de Rotadores Superiores da Escápula

Por: Barbara Alice Junqueira Murta.

89 páginas. 2015 28/08/2015

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A postura de um segmento pode ser influenciada por alterações de alinhamento em segmentos não adjacentes e pode estar relacionda ao padrão de ativação muscular necessário para produção de um movimento. Nesse contexto, a modificação do alinhamento da pelve poderia promover uma redução da protrusão de ombro (PO), devido às relações existentes entre alinhamento de ombro, escápula e coluna e relações entre coluna e pelve. Além disso, uma mudança no alinhamento do ombro, decorrente de alterações de alinhamento da pelve, poderia alterar a atividade eletromiográfica (EMG) de rotadores superiores da escápula durante o movimento de abdução e adução do ombro. Objetivo: Investigar o efeito da redução da inclinação anterior da pelve sobre o a postura de tronco, a PO, e sobre a ativação dos músculos rotadores superiores da escápula durante a abdução e adução do ombro. Materiais e método: 31 adultos jovens foram submetidos à avaliação da inclinação pélvica, do deslocamento anterior da pelve (antepulsão), da extensão do tronco e PO na postura estática e da atividade EMG de rotadores superiores da escápula durante a abdução e adução do ombro. As condições de avaliação foram: postura ortostática com posicionamento habitual da pelve e com redução ativa de 30% da inclinação anterior da pelve, determinada por meio de um inclinômetro posicionado sobre o sacro. Inicialmente, testes t pareados foram utilizados para comparar as duas variáveis de inclinação pélvica (inclinação do sacro e inclinação da pelve) entre as condições de estudo e foi calculada a porcentagem de redução da inclinação do sacro. Além disso, um teste de Correlação de Pearson foi utilizado para avaliar a correlação entre as duas variáveis de inclinação da pélvica.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-AB7EL8

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.