Avaliação da Mobilidade, Risco de Quedas e Atividade Fisica em Idosos Institucionalizados

Por: Ana Caroline Magalhães Maniçoba, Angela Ferreira do Nascimento, Bruno Alves de Lira, Luciana Zaranza Monteiro, Priscila de Souza, Rodrigo da Silva Coelho e Samuel Brito de Almeda.

XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO:Avaliar a mobilidade, risco de quedas e nível de atividade fisica de idosos institucionalizados nacidade de Brasília, DF.MÉTODOS:Trata-se de um estudo transversal, com 285 idosos com idade superior a 60anos, residentes nas instituições de longa permanência (ILPI) para idosos. Foi aplicado questionário sociode-mográfico e perguntas referentes a presença de doenças clínicas. A mobilidade foi avaliada através dos testes:Timed Up and Go, Escala de Equilibrio de Berg, Velocidade de Marcha e Teste de Sentar e Levantar e paraavaliar o nível de atividade fisica foi aplicado o IPAQ – versão curta. Os dados foram avaliados pelo progra-ma STATA versão 9.2.RESULTADOS:Dos 285 idosos, 195 (68.4%) eram mulheres, a idade predominante foientre 70-79 anos (58.9%), 197 (69.1%) tinham o ensino fundamental completo e 105 (36.8%) eram viúvos. Asdoenças mais frequentes foram: 228 (80%) doenças cardiovasculares, 205 (71.9%) diabetes tipo 2, 198 (69.4%)hipertensão arterial, 75 (26.3%) osteoporose. A maioria desses idosos que sofreram quedas foram mulheres,brancas, com menos de 3 anos de residência na ILPI, possuíam declínio cognitivo, apresentavam sinais de fa-diga, sobrepeso, baixo nível de atividade fisica e faziam uso de polifarmácia. Os que sofreram quedas tinhamidade maior que 70 anos. A prevalência de quedas foi de 22,2%. Em relação a mobilidade dos idosos, pode-seobservar que apenas o TSL mostrou associação com as quedas (p=0,003).CONCLUSÃO:Medidas de estímuloà  mobilidade  e  AF  devem  ser  institucionalizadas,  com  vistas  a  melhorar  a  percepção  espacial  e  corporal  eprevenindo assim as quedas

Endereço: http://cev.org.br/eventos/xi-cbafs-congresso-brasileiro-de-educacao-fisica-e-saude/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.