Avaliação da Pós-graduação Brasileira: Análise dos Quesitos Utilizados Pela Capes e das Críticas da Comunidade Acadêmica

Por: Michely Jabala Mamede Vog.

190 páginas. 2015 10/04/2015

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa discute a avaliação da pós-graduação no Brasil, analisando, de um lado, o sistema de avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e, de outro, a opinião da comunidade científica sobre esse sistema, focando especificamente nos critérios e instrumentos utilizados para esse fim. Pretendeu-se, com esta abordagem, contribuir para o aprimoramento do sistema de avaliação nacional da pós-graduação, tornando a avaliação um processo pactuado entre a CAPES e os programas de pós-graduação no Brasil. Para isso, foram confrontados os procedimentos utilizados no sistema de avaliação expressos nos documentos da CAPES e documentos das áreas de avaliação, com as opiniões da comunidade acadêmica apresentadas em artigos de periódicos e monografias. Foram estabelecidos como referenciais teóricos da pesquisa os conceitos de campo científico de Bourdieu e o de avaliação de Dahler- Larsen. O corpus da pesquisa foi coletado em três fontes: documentos criados pela CAPES, que contextualizam a pós-graduação e sua avaliação (PNPG 2011-2020); os Documentos de área elaborados pelas 48 áreas de avaliação e as críticas da comunidade acadêmica publicados em artigos de periódicos científicos. O corpus foi analisado e sistematizado por meio do método de Análise de Conteúdo. A análise teve como fio condutor os seis quesitos de avaliação de programas de pós-graduação da CAPES: Proposta do programa, Corpo docente, Corpo discente, teses e dissertações, Produção intelectual, Inserção social, e Internacionalização, bem como a Avaliação como um todo. Buscou-se identificar os comentários positivos, os comentários negativos e as sugestões da comunidade acadêmica. O quesito Produção intelectual foi o que recebeu a maior quantidade de críticas, identificando-se, portanto, como o foco das dúvidas e comentários da comunidade acadêmica. Os quesitos Proposta do programa, Corpo docente, Corpo discente, teses e dissertações, Inserção social, e Internacionalização receberam menor quantidade de comentários. Os resultados mostram que a avaliação, como um todo, apesar das críticas, é reconhecida como necessária pela comunidade acadêmica. Como contribuição final, foram feitas sugestões para aprimorar a enunciação dos quesitos e critérios de avaliação, de forma a promover sua melhor compreensão e transparência.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29062015-150747/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.