Resumo

Objetivo: analisar o uso de alguma base metodológica e/ou sistematização dos conteúdos de voleibol pelos professores de Educação Física ao implementar o voleibol nos anos finais (6° ao 9° anos) do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de São João dos Patos/MA. Métodos: A amostra foi constituída de 8 professores de educação física e 75 alunos do ensino fundamental II, com uma média de idade de 44,6 anos e 13,9 anos, respectivamente. Para cumprir o objetivo proposto, foi aplicado um questionário com 15 questões fechadas para os professores e um questionário com 8 questões fechadas para os alunos. O questionário foi aplicado entre setembro e outubro de 2022 em duas escolas da rede pública da cidade de São João dos Patos/MA, os resultados foram apresentados em percentual. Resultados: Todos os professores cursaram a disciplina de voleibol na graduação. Importante destacar que 25% dos docentes não aplicam voleibol por falta de recursos, 62% aplicam o voleibol de forma prática e teórica, porém 7% dos alunos dizem que as aulas são somente teóricas e 24% que as aulas são apenas de forma prática. Conclusão: Com base nos resultados, conclui-se que os professores abordam o voleibol em suas aulas apesar de enfrentarem dificuldades quanto aos materiais. Cursaram a disciplina de voleibol na graduação, no entanto, continuam buscando outras formas de adquirir conhecimento sobre a modalidade voleibol e trabalham a modalidade na teoria e na prática. Houve divergência com os alunos quanto ao tipo de aula adota pelos professores.

Acessar