Avaliação da Prevalência de Distúrbios Osteomusculares e Possíveis Fatores Associados em Funcionários de Uma Empresa Multinacional

Por: Aparecido Pimentel Ferreira, Bibiano Madrid e Heitor Siqueira Ribeiro.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.10 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Verificar os possíveis fatores que influenciam a prevalência de distúrbios osteomusculares (DOs) em funcionários de uma empresa multinacional, considerando as variáveis níveis de atividade física (NAFs), condição socioeconômica (CS), estresse percebido (EP).

MÉTODOS: Foram avaliados os NAFs, CS, EP e DOs em funcionários de uma empresa multinacional em Palmas/TO. O estudo foi composto por uma população de 55 funcionários, obtendo amostra final de 26 participantes. Os instrumentos utilizados durante o estudo foram o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) – versão curta; o Questionário de Critério de Classificação Socioeconômica; a Escala de Percepção de Stress (EPS-10); e, o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). Os dados foram apresentados em média, desvio padrão e porcentagem. Para análise de correlação foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Com a amostra estratificada, aplicou-se o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney para as variáveis que não apresentaram normalidade, e o teste t de Student para amostras independentes nas variáveis que apresentaram normalidade.

RESULTADOS: Em relação aos NAFs, foi encontrado 23,0% como muito ativos, 30,8% ativos, 30,8% insuficientemente ativos e 15,4% sedentários, já para o EP foi obtida média de 17,3 (±5,4), tratando-se de DOs foi verificado maiores prevalências nas regiões cervical (50,0%) e região lombar (42,3%) e para a CS a categoria B2 obteve 34,6%. Somente as características socioeconômicas e o EP se correlacionaram significativamente (r=39).

CONCLUSÕES: Indivíduos mais ativos, com melhor CS e menor EP apresentam menor tendência para prevalência de DOs.

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/8115

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.