Avaliação da Qualidade da Dieta de Atletas de Esportes Coletivos

Por: Claudia Ridel Juzwiak, Lara Cristina Davila Lourenço, Luana Pilon Jürgensen, Natália Vilela Silva Daniel e Ricardo da Costa Padovani.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.17 - n.3 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Poucos estudos sobre o consumo alimentar de atletas avaliam a qualidade dos alimentos selecionados e os fatores que interferem nessas escolhas. Objetivou-se avaliar a dieta de atletas de esportes coletivos por meio do Índice de Qualidade da Dieta – Revisado (IQD-R), identificar seu conhecimento nutricional, estágio de intenção de mudança de comportamento alimentar (EIMCA) e identificar possíveis associações com variáveis demográficas e de antropometria. Foram avaliadas as seguintes variáveis em 72 atletas (35 homens): massa corporal (MC), estatura, IMC, percentual de gordura (%G), conhecimento nutricional (questionário), consumo alimentar (recordatório de 24-horas), qualidade da dieta (IQD-R) e EIMCA (modelo transteórico). Para a análise estatística empregou-se o teste t de Student e coeficiente de correlação de Pearson. Nenhum atleta apresentou dieta classificada como “saudável” e 45,7% (homens) e 51,4% (mulheres) apresentaram dieta “inadequada”. Há baixo consumo de frutas, hortaliças, cereais integrais e leite e derivados. O componente do IQD-R “carnes, leguminosas e ovos” recebeu a melhor pontuação. Os estágios pré-contemplação (25,0%) e ação (23,6%) foram os mais frequentes. O percentual médio de acertos dos atletas no questionário de conhecimentos nutricionais foi 56,5%. Não foi observada associação entre IQD-R e as variáveis: idade, IMC, %G, EIMCA, escore de conhecimento nutricional e consumo energético. O grupo apresenta inadequação do consumo alimentar. A falta de associação entre as variáveis estudadas indica a necessidade de investigação de outros fatores que influenciam o comportamento alimentar de atletas.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2015v17n3p280

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.