Avaliação da Qualidade de Vida em Pacientes Oncológicos Usuários do Sistema único de Saúde (sus)

Por: Agda Santana Costa, Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado, Gabriela Botelho Martins, Hayana Ramos Lima, Leila Guerreiro de Jesus, Manoela Carrera Martinez Cavalcante Pereira e Raquel de Santana Oliveira Marques.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.10 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico em um centro de referência em oncologia na cidade de Salvador.

MÉTODOS: Foram selecionados 44 pacientes em tratamento quimioterápico com idade igual ou superior a 18 anos. Os participantes foram entrevistados por meio de um questionário socioeconômico e do Questionário de Avaliação de Qualidade de vida da Universidade de Washington (UW-QOL). Os dados referentes ao perfil socioeconômico foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados referentes a qualidade de vida foram analisados por meio de tabela de frequência com comparação dos escores para cada domínio avaliado.

RESULTADOS: Foi identificado que o tratamento quimioterápico afeta diretamente os domínios que possuem relação direta com as funções gerais: atividade, ansiedade e recreação.

CONCLUSÕES: A qualidade de vida geral demonstrou-se preservada quando comparada a avaliação nos domínios específicos

Endereço: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/7808

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.