Resumo

O presente estudo identifica a importância de se levantar o nível das qualidades físicas de crianças em idade escolar. Uma vez que o número de sujeitos com pouca aptidão física vem aumentando demasiadamente, e por existirem poucas pesquisas sobre o assunto urge a necessidade da apresentação de estudos científicos salientando a importância da atividade física para as crianças. O programa de aptidão física tem objetivos específicos que irão auxiliar os alunos para a importância do desenvolvimento das qualidades físicas na aprendizagem de habilidades motoras e auto estima. A amostra utilizada para esta análise foi composta de 1020 crianças escolares subdivididas por faixa etária entre 10 e 15 anos no Colégio Beatriz Silva em Teresópolis-RJ. O teste aplicado foi o EUROFIT que mediu os indicadores: força estástica e dinâmica, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, velocidade segmentar de membros superiores e resistência cardio-respiratória. Os testes foram subdivididos de acordo com o protocolo EUROFIT. O instrumento utilizado para análise dos testes foi a escala monolog (semilog), utilizando-se o maior escore e a média com a união dos pontos forma-se uma reta e ela descreve uma escla de graus. A partir dos resultados do desempenho, foi feita a distribuição percentual de frequência dos graus obtidos para desempenho da aptidão física. Os meninos demostraram resultados superiores que as meninas em todas as idades, na maioria dos testes, exceto no teste de equilíbrio e no teste de flexibilidade. Nos testes de velocidade os meninos obtiveram melhor desempenho. Em ambos os sexos e idades, os resultados obtidos nos testes ficaram abaixo do grau 5 (média). Nota-se um baixo nível de aptidão motora, quando os graus foram colocados na curva de distribuição que mostrou a moda deslocada para a esquerda.

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