Avaliação de Análise Técnico-tática em Combates de Judô Por Programa Computacional Por Usuários com Diferentes Níveis de Expertise

Por: Bianca Miarka, Gabriela Yuri Uyeda Ando e Maria Márcia Matos Pinto.

Revista da Educação Física - UEM - v.27 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da pesquisa foi qualificar e comparar a objetividade e replicabilidade do uso de um programa computacional para análises de tempo-movimento (ATM) e técnico-táticas em combates de judô por expertise. Participaram desse estudo 22 sujeitos (12 praticantes, sendo 6 experts e 6 não-experts, e 10 não-praticantes), os quais qualificaram o instrumento via questionário e realizaram 150 análises (90=comparações inter-grupos; 60=comparações intra-grupo). Os resultados revelaram diferença nas respostas sobre o uso desse tipo de programa por parte de praticantes e não-praticantes (Q=26,571, p<0,001, GL=3) e as correlações mostraram concordância “forte” para ATM (índice=0,76) e concordância “fraca” para análises técnico-táticas (índice=0,08) entre praticantes e não-praticantes, com  concordância intra-grupo “distante” ou “moderada” para não-praticantes (índice=0,23). Em conclusão, ATM apresentou objetividade e replicabilidade nos três grupos; para análises técnico-táticas se faz necessária a expertise ou a prática da modalidade.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28798

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.