Avaliação de Políticas Públicas Esportivas no Brasil: a Produção Acadêmica

Por: , Marco Cavalieri e .

IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas Públicas para o Esporte do Projeto Inteligência Esportiva - SIPPEIE

Send to Kindle


Resumo

Introdução e objetivos: A presente pesquisa faz parte do Projeto Inteligência Esportiva, o qual tem realizado, desde 2013, coleta de dados e análises referentes às políticas de esporte de alto rendimento no Brasil. O Inteligência Esportiva é uma empreitada inédita no referido país, tendo em vista a aproximação entre os campos acadêmico e político, viabilizando a oportunidade de que as pesquisas científicas auxiliem na mudança de como as políticas esportivas são implementadas e avaliadas, bem como a configuração do próprio sistema esportivo brasileiro. Nesse sentido, o objetivo do estudo aqui proposto – como parte de uma pesquisa mais ampla – é fazer um levantamento bibliográfico de artigos que possam auxiliar à proposição de indicadores de avaliação das ações do Estado voltadas ao esporte. Métodos: O levantamento das produções acerca da avaliação de programas esportivos consistiu em quatro etapas: primeiramente, buscou-se, a partir de palavras-chave específicas, na plataforma de busca Scopus, nos sites das revistas científicas brasileiras e no google acadêmico. Os termos de busca utilizados na plataforma Scopus, foram delimitados com base no interesse inicial da pesquisa, em identificar estudos relacionados à avaliação de impacto, de processo e baseada em evidências. Resultados e discussão: Esses primeiros resultados encontrados apontaram para a necessidade de maior delimitação dos termos de busca, já que apareceram inúmeros artigos que não estavam relacionados ao esporte, e muitos destes apareceram repetidamente nas diferentes buscas. Dessa forma, optou-se pelos termos process evaluation sports policy e evidence based evaluation sports policy. O acréscimo da palavra “policy” permitiu que a procura se desse de forma mais direcionada, otimizando os resultados. Respectivamente, foram encontrados 119 e 65 textos. Com base na leitura dos resumos, selecionou-se 25 artigos correspondentes a cada termo, totalizando um corpus de investigação de 50 artigos. Entre estes, permaneceram títulos que apontavam para a reflexão sobre a avaliação no esporte de inclusão e/ou participação, sem tratar especificamente o esporte de alto rendimento. Assim, foi realizada uma nova leitura dos resumos, o que reduziu ainda mais o referido corpus. Extraindo-se as repetições de textos que apareceram na busca de ambos os termos, foram seis artigos selecionados, para evidence based evaluation sports policy, e nove, para process evaluation sports policy – o que totalizou 15 artigos. Considerações Finais: A julgar pela análise dos resumos dos artigos acima elencados, evidencia-se que, embora todos se refiram à avaliação de cunho acadêmico de projetos esportivos, estes estão no campo da inclusão social e participação, sem, portanto, dirigirem-se ao alto rendimento em específico.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/a-ideologia-partidaria-e-a-formulacao-da-politica-publica-de-esporte-nos-municipios-do-estado-da-bahia/

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.