Avaliação de Um Projeto de Extensão Universitária de Prática de Caminhada e Orientação Nutricional Para Mulheres Obesas

Por: , Bruno José de Queiroz Brito, Cristiano de Souza Oliveira, Francisco Teixeira Coelho e Teresa Maria Bianchini de Quadros.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.14 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Analisaram-se os efeitos de um programa de 12 semanas de prática de caminhada e orientação nutricional sobre mudanças em indicadores de gordura corporal de participantes do projeto de extensão universitária “Caminhando com Saúde”. Avaliaram-se 27 mulheres obesas com média de idade de 66,8 (DP = 9,7) anos. Medidas antropométricas foram realizadas pré e pos-intervenção e comparadas pelo teste t pareado (p < 0,05). Houve diminuição do valor médio de todos os indicadores de gordura analisados, porém apenas para a dobra cutânea subescapular a diferença foi significativa (p < 0,05). Conclui-se que a prática da caminhada, realizada três vezes por semana durante um período de 12 semanas, aliada à orientação nutricional, foi eficaz para diminuir a dobra cutânea subescapular em mulheres obesas.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/6161

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.