Avaliação de Valores Olímpicos e Humanitários na Educação: Proposta de Um Instrumento de Medida

Por: Evandro Morais Peixoto, Ivan Sant´ana Rabelo, e Tatiana de Cassía Nakano.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.6 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Dentre as metas de destaque do Movimento Olímpico está a disseminação de valores humanitários que orientem o comportamento das pessoas e da sociedade. Entre esses valores estão o respeito a si mesmo e ao outro, bem como respeito aos regulamentos, e ao meio ambiente esportivo. O objetivo desta pesquisa foi estimar as primeiras evidências de validade da estrutura interna e precisão da Escala de Educação e Valores Olímpicos (EEVO-36). A amostra foi composta por 567 participantes com idades que variavam entre 9 e 62 anos (18,6±11,78; 53,4% mulheres). A validação cruzada, realizada por meio da Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória Categórica, revelou estrutura interna composta por três fatores, invariantes entre homens e mulheres, interpretados como Trabalho em Equipe, Excelência e Autocontrole. Todos os fatores apresentaram índices classificados como excelentes. Conclui-se que a EEVO- 36 apresenta boas qualidades psicométricas para avaliação de valores olímpicos e humanitários.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/6919

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.