Avaliação do Comportamento Tático no Futebol: Princípios Táticos Fundamentais nas Categorias Sub-14 e Sub-15

Por: Cristino Julio Alves da Silva Matias, , Israel Teoldo da Costa, , Raphael Brito e Sousa e Vinicius de Oliveira Viana Soares.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O processo de ensino-aprendizagem-treinamento do Futebol deve adequar as atividades de treino à demanda dos atletas/equipes e do jogo competitivo. Neste âmbito, pouca investigação centra-se nas diferenças no comportamento tático dos jogadores de Futebol masculino em função da categoria, informação que apresenta-se importante à correta distribuição dos conteúdos de treino às idades dos praticantes. Este trabalho comparou o comportamento tático de jogadores de Futebol das categorias sub-14 e sub-15. Avaliaram-se 10 atletas em cada categoria por meio do Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Os respectivos procedimentos de fiabilidade inter e intra-observador foram contemplados e recorreu-se ao teste de qui-quadrado para comparação da frequência de aparecimento dos princípios entre as categorias e da distribuição das ações táticas no campo de jogo. Dados de fiabilidade indicaram concordância satisfatória inter e intra-observadores. Observou-se que jogadores sub-15 realizaram menos ações de Espaço sem Bola e Concentração e mais ações de Unidade Ofensiva em comparação aos atletas sub-14. Estes achados indicam especificidades no jogar em relação à categoria dos atletas. Na defesa, Os atletas sub-15 realizaram mais ações no meio campo defensivo e menos ações no meio campo ofensivo em comparação à categoria sub-14, indicando que os jogadores da categoria sub-15 encontram-se mais aptos a preencherem as zonas mais perigosas do campo de jogo, nomeadamente aquelas mais próximas da baliza a defender. Conclui-se que os comportamentos táticos dos jogadores de Futebol variam em função da categoria. Deste estudo emerge a importância de se adequar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do Futebol às especificidades demandadas em cada categoria de prática.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5169

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.