Avaliação do Consumo Alimentar de Futebolistas Integrantes do Projeto Nutfut da Universidade Federal de Juiz de Fora

Por: Karoline Soares Prote, Luiza Ferreira de Souza Magella, Patricia Aparecida Fontes Vieira e Priscila Moreira de Lima Pereria.

Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol - v.11 - n.4 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Trata-se de um estudo longitudinal de intervenção. Objetivo: avaliar o consumo alimentar e estado nutricional de adolescentes entre as faixas etárias de 15 a 17 anos, integrantes do projeto Nutfut da Universidade federal de Juiz de Fora, e realizar atividades de educação alimentar e nutricional, Materiais e métodos: Foram aplicados dois questionários de frequência alimentar, um antes e um após as intervenções de Educação Alimentar e Nutricional, em um intervalo de três meses. Foram também aferidos peso e altura para posterior cálculo de índice de massa muscular. Resultados: Os resultados demonstraram que a maioria dos atletas encontram-se com IMC de eutrofia (87,9%) e uma baixa prevalência de excesso de peso (12,1%). Observa-se um elevado consumo de alimentos não saudáveis, e um baixo consumo de alimentos saudáveis. Discussão: A prevalência de sobrepeso foi inferior a outros estudos com adolescentes da mesma faixa etária. Contudo, deve-se ressaltar que o presente estudo foi realizado com praticantes de futebol, justificando uma menor prevalência de excesso de peso. Adolescentes apresentam hábitos pouco saudáveis, sendo a dieta usualmente rica em gorduras açúcares e sódio, com pequena participação de frutas e hortaliças. Conclusão: Conclui-se que os hábitos alimentares dos adolescentes estudados são de um alto consumo de alimentos não saudáveis, apesar do estado nutricional dos mesmos se encontrar uma baixa incidência de excesso de peso.  Embora não tenham sido observadas mudança no consumo alimentar as Atividades de Educação Alimentar e Nutricional devem ser estimuladas, uma vez que são relevantes para novas construções de hábitos alimentares.

Endereço: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/695

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.