Avaliação do Desempenho Motor de Escolares, Entre 11 e 14 Anos de Idade, do Ensino Fundamental de Escola Pública de Santa Maria, Rs: Estudo de Caso

Por: Luciane Sanchotene Etchepare.

89 páginas. 2004 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Busca-se, através deste estudo, proporcionar aos professores de Educação Física conhecimentos relacionados à avaliação do desempenho motor nas séries finais do Ensino Fundamental. O desempenho motor foi caracterizado pelas variáveis: Proficiência Motora, Inteligência corporal-cinestésica e Aptidão Motora. Estas variáveis foram medidas através de três baterias de testes: a Bateria de Bruininks-Ozeretzky (TBO) para medir Proficiência Motora, a Bateria de Xavier (ICC) para medir Inteligência Corporal-cinestésica e uma bateria de testes para medir Aptidão Motora. Compõem a amostra 67 meninos e 83 meninas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria regularmente matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental e na faixa etária dos 11 aos 14 anos. A amostra foi submetida as três baterias de testes em períodos diferentes e posteriormente a entrevistas individuais. Conclui-se que todas as baterias citadas anteriormente podem, desde que adaptadas, serem aplicadas nas condições oferecidas pelas escolas públicas brasileiras. O que e como avaliar deve sempre depender dos objetivos e das metas previamente estabelecidas pelos professores e alunos. A escolha dos testes e/ou baterias de testes vai depender do grau de conhecimento do professor avaliador, quanto aos instrumentos escolhidos tanto no que se refere as variáveis avaliadas como na interpretação posterior dos escores encontrados. Não basta escolher adequadamente os instrumentos de coleta de dados, os professores devem ter o máximo de certeza quanto ao espaço físico, as habilidades a serem medidas, o tempo útil para a aplicação dos instrumentos, o número de sujeitos avaliados e de avaliadores necessários e a disponibilidade de materiais. Os professores de escolas públicas brasileiras devem, ter um vasto conhecimento sobre a sua área de atuação, muita criatividade e dedicação ao desempenhar seu papel, pois hoje a falta de recursos materiais não serve mais como desculpa para os fracassos pedagógicos.

Endereço: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3299

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.