Avaliação do Perfil Lipídico Sanguíneo de Atletas Corredores no Ensaio Ergoespirométrico de Bruce Utilizando Espectroscopia no Infrevermelho

Por: Francielle Pasqualotti Meinhardt, Hildegard Hedwig Pohl, Miriam Beatris Reckziegel e Valeriano Antonio Corbellini.

Cinergis - v.11 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Os constituintes do perfil lipídico compõem o sangue e são importantes marcadores bioquímicos de doenças cardiovasculares, que é reconhecida como grande causa de morbidade e mortalidade. Para um diagnóstico mais amplo das possíveis alterações do perfil lipídico se apresenta o método da espectroscopia no infravermelho (FTIR) que consiste de uma técnica analítica que envolve a identificação de misturas complexas. Este estudo tem como objetivo avaliar a aplicação da espectroscopia de infravermelho na obtenção de dados do perfil lipídico de atletas corredores. Trata-se de um estudo analítico observacional comparativo, tendo como método de referência os ensaios enzimáticos baseados na reação de Trinder, comparados à espectroscopia no infravermelho por reflectância difusa com Transformada de Fourier (DRIFTS), com auxílio das ferramentas quimiométricas de análise exploratória por agrupamento hierárquico (HCA) e análise preditiva por mínimos quadrados parciais (PLS) para previsão destes marcadores bioquímicos. Foram sujeitos 14 atletas da equipe de Atletismo da UNISC, de 18 a 30 anos, de ambos os sexos, avaliados em repouso e após o teste ergoespirométrico de Bruce. Os resultados apontam que, na avaliação de atletas, a técnica de infravermelho (DRIFTS) juntamente com o PLS, foi adequada para a construção de modelos de calibração e na definição da correlação entre testes bioquímicos padrões no perfil lipídico e na determinação pelo infravermelho. Nessa perspectiva, considera-se possível a utilização da FTIR na obtenção de dados que determina o perfil lipídico em amostras de sangue total em atletas.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/1722

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.