Avaliação do Perfil Morfofuncional de Recrutas Ingressantes em Uma Unidade Militar da Força Aérea Brasileira

Por: Fábio Angioluci Diniz Campos, Idico Luiz Pellegrinotti, Leandra Cristina Benetti Campos e Thiago Augusto Rochetti Bezerra.

Cinergis - v.17 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo


Objetivo: analisar o perfil morfofuncional de recrutas de uma unidade militar da Força Aérea Brasileira. Método: a amostra foi composta por 139 recrutas voluntários com idade entre 18-19 anos. Foram avaliadas variáveis antropométricas (peso corporal, estatura, índice de massa corporal, circunferências de braço, cintura e quadril, relação cintura/quadril, dobras cutâneas (tríceps, suprailíaca e abdominal) e percentual de gordura) além de testes de resistência abdominal, resistência de membros superiores e teste de corrida de 12 minutos. Os dados foram submetidos a procedimentos estatísticos descritivos, contendo média, desvio padrão, variação e percentual. Resultados: os resultados indicam 14,1±7,2% de gordura corporal, destacando que, de acordo com a classificação do estadonutricional do índice de massa corporal, 75,54% dos avaliados são eutróficos, 9,35% baixo peso corporal e 15,11% sobrepeso ou obesidade. O VO2max observado foi de 38,16±7,06ml.kg-1.min-1. Considerações finais: considera-se crítico a parcela da amostra (~ 25%) esta com peso inadequado (baixo peso ou sobrepeso) e a baixa capacidade aeróbia dos sujeitos.
 

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7585

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.