Avaliação do Tempo de Reação de Crianças Portadoras de Anemia Falciforme

Por: Kéllen Carvalho Vicentina Marinello.

68 páginas. 2016 08/11/2016

Send to Kindle


Resumo

A Anemia Falciforme (AF) é uma doença crônica que pode afetar gravemente o desenvolvimento infantil, em especial a capacidade de processar rapidamente uma informação. O objetivo do estudo foi avaliar o tempo de reação em crianças portadoras de Anemia Falciforme, usando testes de tempo de reação simples (TRS) e de escolha (TRE), por meio de equipamentos desenhados para este fim. Foram avaliadas 46 crianças, sendo 24 com Anemia Falciforme (AF), que constituíram o grupo experimental (GE), e 22 sem histórico da doença, que constituíram o grupo controle (GC). A média de idade do GE foi 9,41 (±1,97) e do GC foi 8,33 (±1,54). Os equipamentos para aplicação dos testes de TRS e TRE foram desenvolvidos com uso do Arduino que foi programado para gerar estímulos luminosos randômicos, de acordo com o objetivo de cada teste, bem como pela captação das respostas motoras, pelo acionamento do botão, transferência e registro dos dados para o computador via bluetooth. Os resultados mostram déficit significativo no TRE das crianças com AF e no TRS uma menor resistência à distração, cometendo uma maior proporção de erros por omissão, quando comparadas ao grupo controle. No TRE houve uma maior dispersão das respostas do GE quando comparadas ao GC. Concluímos que as crianças com AF apresentam redução no TRE, podendo estar relacionada a insultos cerebrais silenciosos e à falta de oportunidades de vivências motoras ao longo da infância. Acreditamos que o uso de testes psicométricos e exames de imagem possam reforçar os achados e auxiliar numa investigação mais ampla deste aspecto neuropsicomotor.

Endereço: http://googleweblight.com/?lite_url=http://repositorio.unb.br/handle/10482/21701&lc=pt-BR&s=1&m=638&host=www.google.com.br&ts=1513593530&sig=AOyes_RWqzasE6gaZEihUgMOoTjpzt2paA

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.