Avaliação dos Efeitos Agudos da Vibração Mecânica Gerada Pela Plataforma Vibratória Triplanar nos Parâmetros Cardiovasculares e Respiratórios em Cães

Por: Bruna Martins da Silva.

148 páginas. 2019 19/07/2019

Send to Kindle


Resumo

A plataforma vibratória triplanar é um equipamento que gera vibrações mecânicas sinusoidais que se propagaram por todo corpo, aumentando o fluxo sanguíneo regional e densidade mineral óssea; e estimulação neuromuscular. Visto que não existe nenhum estudo sobre os efeitos agudos da plataforma vibratória triplanar nos parâmetros cardiorrespiratórios em cães hígidos de difrentes faixas etárias, o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da mesma nos parâmetros cardiovasculares e respiratórios. Foram utilizados sete cães jovens e sete cães idosos, de porte médio, de raça e sexo variado, e estrutura corpórea similar. Os cães foram submetidos à sessão única da plataforma vibratória triplanar (TheraPlate), na frequência de 30 Hz por 5 minutos, seguidos de aumento da frequência para 50 Hz por 5 minutos e terminando na frequência de 30 Hz por 5 minutos, sem descanso. Foi avaliado, em diferentes momentos, o eletrocardiograma; ecodopplercardiograma; dopplerfluxometria; pressão arterial sistólica; hemogasometria; frequência cardíaca e respiratória; temperatura corporal retal; hemograma; bioquímica sérica, marcador cardíaco e glicemia. As análises estatísticas foram utilizadas o teste Shapiro-Wilks, o ajuste do modelo misto e o teste Mann- Whitney. Para todas as análises foi considerada diferença significativa quando o p-valor foi menor que 0,05. Os dados morfométricos dos cães jovens e idosos foram similares e classificados com a proporção corporal abaixo de 1. Os parâmetros que apresentaram diferenças estatísticas significativas incluíram: temperatura corporal retal; espessura do septo interventricular na diástole e da espessura da parede do ventrículo esquerdo na diástole; diâmetro do átrio esquerdo e do diâmetro da artéria aorta; frequência cardíaca mínima; frequência cardíaca média; hemoglobina; alanina aminotransferase; creatinina, cálcio, NNmédio, SDNNidx, NN’s, SDNN, SDANN, rMSSD e pNN50 (%), porém os valores permaneceram dentro dos parâmetros normais para a espécie. Concluiu-se que a sessão única com a plataforma vibratória triplanar em cães hígidos jovens e idosos não induz alterações cardiorrespiratórias significantes.

Endereço: http://hdl.handle.net/11449/183077

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.