Avaliação dos Estados de Humor e Qualidade de Vida de Idosas em Diferentes Contextos de Vida e a Percepção da Importância do Lazer

Por: Amand Alves da Silva, Bárbara Beatriz Ferreira Silva, e Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione.

Licere - v.22 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa investigou os estados de humor de mulheres idosos em diferentes contextos de vida e a percepção das mesmas quanto à importância do lazer em suas vidas. Participaram da amostra 32 idosas residentes de casas-lares e idosas inscritas nas aulas de artesanato de um Centro de Convivência de Idosos. Para avaliação psicológica utilizou-se instrumentos validados no Brasil e um questionário semiestruturado. Os resultados inferem que mulheres que vivem em casas-lares possuem maiores valores de depressão e menor qualidade de vida que mulheres não institucionalizadas e que apesar dos dois grupos terem em seu dia-a-dia atividades de lazer manual, físico-esportivo, o significado que aquelas que estão fora das instituições de longa permanência e que possuem um conhecimento de uma educação pelo e para o lazer dão a este construto é muito diferente daquela que não sabem o porquê de fazer este tipo de atividade.

Endereço: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/12310

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.