Avaliação dos Hábitos de Atividades Físicas de Adolescentes com Epilepsia do Município de Toledo-pr

Por: Esper Abrão Cavalheiro, Fulvio Alexandre Scorza, Renato Cervelini e Ricardo Mario Arida.

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology - v.14 - n.4 - 2008

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Apesar da prática da atividade física ser enfatizada na sociedade atual pelos benefícios que proporciona sobre a aptidão física e saúde, assim como naqueles com diferentes tipos de doenças, pessoas com epilepsia são frequentemente desencorajados e excluídos da participação de programas de atividade física, pelo medo de que a prática de atividade física possa desencadear ou piorar as crises epilépticas. Estigma e preconceito são fatores que contribuem para estas atitudes. Apesar de vários estudos na literatura mundial analisarem a relação entre a epilepsia e a atividade física, não existem estudos que avaliam o perfil da população adolescente quanto aos seus hábitos de atividade física. 
OBJETIVO: Neste sentido o objetivo deste estudo foi avaliar com um questionário, o grau de participação em atividades físicas de adolescentes com epilepsia do município de Toledo-PR. 
MATERIAL E MÉTODOS: Pacientes ambulatoriais adolescentes com epilepsia consultados pelo Consórcio (CISCOPAR) do município de Toledo-PR foram convidados a participar do estudo durante uma visita rotineira ao consultório do profissional médico que o atendia. Um questionário foi criado para avaliar os hábitos de atividades físicas. 
RESULTADOS: Todos os adolescentes relataram oportunidades de lazer. Oitenta por cento dos adolescentes participaram de atividades físicas, mas nem todos eles regularmente. Sessenta e nove por cento dos indivíduos em nosso estudo apresentaram crises durante o exercício físico e cinqüenta e dois por cento tem medo que o exercício possa causar crises. 
CONCLUSÃO: Apesar do pequeno número de indivíduos analisados neste estudo, nossos resultados mostram que a epilepsia exerce uma influência negativa nos hábitos de atividade física de adolescentes.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-26492008000400003&script=sci_arttext

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.