Avaliação dos Marcadores Inflamatórios e do Balanço Redox Durante o Exercício Físico, em Indivíduos com Insufiência Cardíaca Crônica

Por: Giane Amorim Ribeiro Samora.

62 páginas. 2012 30/03/2012

Send to Kindle


Resumo

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome compIexa que resulta tanto em disfunção cardíaca quanto em alterações bioquímicas, neuro-hormonais, inflamatórias e estresse oxidativo. Tanto a inflamação quanto o estresse oxidativo estão relacionados a patogênese e à progressão da doença e contribuem para a baixa capacidade funcional desses pacientes. A avaliação da capacidade funcional apresenta um importante valor cIínico, pois traz informações prognósticas, fornecedados para prescrição de exercícios físicos e pode ser um indicador de atividades de vida diária. O teste de caminhada de seis minutos (TC6'), o questionário Perfil de Atividade Humana (PAH) e o teste de esforço cardiopuImonar (TECP) são instrumentos que mensuram direta ou indiretamente a capacidade funcionaI. Alémdisso, o exercicio fisico é reconhecido como terapêutica coadjuvante capaz de atenuar as alterações fisiopatológicas da IC e promover meIhora da qualidade devida. Nesse sentido, a primeira pane desta tese teve o objetivo de comparar os efeitos agudos de exercícios, de diferentes intensidades e duração, sobre os marcadores infIamatórios, sTNFR1 (receptor solúvel-1 do fator de necrose tumoral alfa) e IL6 (interleucina6), e sobre o estresse oxidativo (malonildialdeido MDA e a atividade das enzimas antioxidantes: catalase - CAT e superéxido dismutase SOD), em indivíduos com IC. Métodos: 18 pacientes com IC (45,4 1 11,3 anos, fração de ejeção ventricular esquerda: 36,7 1 10,3%), realizaram três sessões de exercicios: M30 moderada intensidade (60%VO2pico) por 30 minutos; L30 Ieve intensidade (40% VO2pico), 30 minutos e L45 Ieve intensidade por 45 minutos (isocaIórico M30). Análises sanguíneas foram realizadas antes do exercício (pré),imediatamente após (pés) e 1h após o final de cada sessão (1h após), para determinação de sTNFR1, IL6, MDA, CAT e SOD.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-962HFD

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.