Avaliação dos Procedimentos de Aplicação do Apgar em Instituições da Cidade de Campinas

Por: Maria Alice Junqueira Caldas.

97 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho teve como proposição a produção de conhecimento relativo à aplicação do teste de Apgar em instituições brasileiras. Mais especificamente, o objetivo foi avaliar os procedimentos e finalidades adotadas para a aplicação da escala de Apgar. Para a consecução desse objetivo, foi necessário realizar as seguintes etapas: 1) eleição das instituições nas quais foram coletados os dados; 2) observação direta da aplicação da escala de Apgar em partos ocorridos e 3) coleta de opiniões dos profissionais envolvidos em relação às finalidades, conceitos e avaliação sobre o método. A coleta de dados foi feita na cidade de Campinas (SP). A primeira etapa constou de um levantamento no ERSA (Escritório Regional de Saúde de Campinas), onde foram identificadas as instituições que assistem ao nascimento de bebês. Em três dessas instituições (as que tinham um maior atendimento de partos por mês e assistem a partos através do SUS) foram feitas observações diretas da aplicação do Apgar e entrevista com o profissional aplicador. Os resultados apresentados são relativos aos níveis de formação dos profissionais aplicadores e/ou recepcionistas, aos locais de recepção dos recém-nascidos, aos materiais e equipamentos necessários para aplicar o Apgar, à freqüência com que as aplicações examinadas tiveram controle sobre o tempo de vida do recém-nascido e aos métodos utilizados para esse controle, às contagens de Apgar que os recém-nascidos observados tiveram, às definições da escala pelos recepcionistas entrevistados, às contagens de Apgar que os recepcionistas entrevistados acham satisfatórias, às diversas finalidades para a escala segundo os entrevistados, bem como à caracterização dos serviços prestados aos bebês de risco. A partir dos resultados obtidos puderam ser identificados problemas relativos aos níveis de formação dos profissionais aplicadores, ao tipo de recepção (conjunta ou individual) e ao método utilizado para a aplicação do Apgar (sobretudo no que se refere ao tempo de vida do recém-nascido em que foram realizadas as contagens Apgar e à interpretação dos sinais e sintomas dos itens contidos na escala). Foram apresentadas algumas sugestões para minimizar os problemas identificados que vão desde a realização das recepções aos recém-nascidos executadas por mais de um profissional e um melhor treinamento dos profissionais aplicadores até a utilização de um quadro mais detalhado dos sinais e sintomas dos itens da escala de Apgar.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1772&listaDetalhes%5B%5D=1772&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.