Avaliação dos Programas e Intervenções de Promoção da Atividade Física na Atenção Básica à Saúde de Pernambuco: Construção, Validação de Instrumentos e Método de Trabalho de Campo do Projeto Sus+ativo

Por: Autor Obras Rafael Miranda Tassitano, Caroline Silva, Emmanuelly Lemos, Juliana da Silva, e Silvio Fosenca.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.21 - n.5 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Descrever os aspectos metodológicos do Projeto SUS+Ativo - Avaliação dos programas e intervenções para promoção da atividade física na rede de Atenção Básica à Saúde no estado de Pernambuco. Estudo de caráter metodológico, com abordagem descritiva. O campo de estudo foi constituído pelos programas e intervenções para promoção da atividade física, desenvolvidos na Atenção Básica à Saúde, dos 184 municípios do estado de Pernambuco mais a Ilha de Fernando de Noronha. Os dados foram coletados com gestores, profissionais e usuários envolvidos nesses programas e intervenções. Para os subgrupos de gestores e profissionais, optou-se por realizar um censo, já para os usuários a amostra foi dimensionada pelo porte dos municípios e número de programas e intervenções de atividade física que estavam em funcionamento em cada município. Os instrumentos foram constituídos pelas seguintes dimensões: características dos entrevistados (perfil socioeconômico e de formação); características e gestão do programa/intervenção avaliada; competência técnica dos profissionais; percepção sobre a qualidade dos programas e/ou intervenções. Foi utilizado um roteiro de observação, preenchido pelos pesquisadores, para avaliação do ambiente e das atividades desenvolvidas. Os resultados estão apresentados de acordo com as etapas: 1ª) construção de matrizes, 2ª) validade de face e conteúdo; 3ª) clareza e aplicabilidade dos instrumentos e 4ª) análise da reprodutibilidade do instrumento. Os recursos metodológicos utilizados nesse Projeto poderão subsidiar o desenvolvimento de novas pesquisas de avaliação sobre processo, estrutura e resultados, bem como subsidiar o planejamento dos programas e intervenções de promoção da atividade física no campo da saúde pública.

Endereço: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/6836

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.