Avaliação dos Resultados do Tratamento Artroscópico da Epicondilite Lateral

Por: Alberto Naoki Miyazaki, Davi Calixto Pires, Jose da Mota Neto, Luciana Andrade da Silva, Luis Henrique Rossato, Marcelo Fregoneze, Pedro Doneux Santos e Sergio Luis Checchia.

Revista Brasileira de Ortopedia - v.45 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Avaliar os resultados dos pacientes com epicondilite lateral tratados cirurgicamente pela técnica artroscópica. Métodos: Vinte pacientes foram operados pela técnica artroscópica. A idade variou de 19 a 54 anos (média de 41 anos e oito meses), sendo 12 (60%) pacientes do sexo feminino e oito (40%), do masculino. O seguimento mínimo foi de 12 meses e o máximo, de 48 meses, sendo a média de 20 meses. Todos os casos eram refratários ao tratamento conservador (repouso e fisioterapia), com tempo de tratamento clínico prévio variando entre seis e 136 meses. Para a avaliação dos resultados utilizamos os crité- rios da Associação Médica Americana (AMA), modificados por Bruce. Resultados: Obtivemos 13 (65%) resultados excelentes e sete (13%) regulares, com apenas uma complicação (distrofia simpático-reflexa). Este foi o único caso que referiu não estar satisfeito. Conclusão: O tratamento cirúrgico pela técnica artroscópica da epicondilite lateral do cotovelo representa uma boa opção para 65% dos casos.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.