Resumo

A qualidade de vida da população mudou consideravelmente no decorrer da história, e um dos pilares fundamentais para a manutenção e melhoria desta é a mudança no estilo de vida, como a prática de atividade física. O objetivo geral deste trabalho é avaliar e comparar o nível de atividade física (NAF) de universitários ingressantes e concluintes do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás. Este estudo é de cunho transversal, analítico e de análise quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada uma ficha sociodemográfica e econômica, bem como o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). A amostra foi composta por 92 acadêmicos matriculados no 1º e 8º período no primeiro semestre do ano de 2016. Quanto aos resultados, foi possível identificar que a maioria dos alunos (75%) foram considerados ativos e muito ativos. Na associação entre NAF e os fatores socidemográficos foi encontrada associação apenas entre NAF e consumo de álcool.  Quando comparados entre períodos, os alunos ingressantes tiveram maiores prevalências nas classificações Ativos e Muito ativos, enquanto concluintes foram maioria em Insuficiente Ativos e Sedentário.

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