Resumo

Investiga como os cursos de formação de professores em Educação Física nos países da América Latina têm apresentado o debate da avaliação em seus currículos prescritos, analisando as disciplinas que discutem avaliação educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que assume a análise crítico documental (BLOCH, 2001) como abordagem teórico-metodológica e o IRAMUTEQ como ferramenta de auxílio para análise dos dois primeiros capítulos. No primeiro capítulo, analisa o modo como 38 instituições de formação em Educação Física de oito países da América Latina hispanofalante apresentam o ensino da avaliação em seus currículos. Utiliza como fontes 38 grades curriculares e textos produzidos sobre a formação de professores nesses países. Revela que as disciplinas tematizam discussões envolvendo currículo, avaliação do ensino, da aprendizagem, articulados à Educação Física. Além disso, a variedade de nomenclaturas agregadas ao mesmo título indicia uma maior distribuição em unidades didáticas nas disciplinas, reduzindo a discussão de avaliação. O segundo capítulo analisa como a avaliação do ensino e da aprendizagem é prescrita nos currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física em sete países da América Latina. Utiliza como fontes 14 planos de disciplinas de avaliação educacional. A análise dos dados indica que as disciplinas se propõem a discutir e ensinar a avaliação considerando suas implicações para o contexto da educação básica, as possibilidades de práticas avaliativas e a necessidade da relação teoria e prática. No terceiro capítulo, investiga como a avaliação institucional e de sistemas é prescrita nos currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física em sete países da América Latina hispanofalante. Utiliza como fontes 14 planos de disciplinas de avaliação educacional. Sobre a avaliação institucional as disciplinas tematizam sua definição, instrumentos, critérios, procedimentos e resultados, entendendo-a como importante ferramenta coletiva. Já as avaliações de sistemas têm como intuito apresentar as provas massivas nacionais e internacionais, discutindo seus componentes e estruturas.

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