Avaliação em Educação Física Escolar Segundo as Concepções Construtivista e Crítico-superadora: Aproximações e Diferenças

Por: .

Revista Vertentes - n.35 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A avaliação exerce papel fundamental no processo ensino-aprendizagem, mas ainda assim muitas vezes ela está presa a conceitos retrógrados da educação. O apropriado seria que a avaliação auxiliasse na aprendizagem , servindo de diagnóstico e norteando as ações do professor e da escola. Na Educação Física escolar, essa questão também se faz presente, acrescida da dúvida sobre o que avaliar. Neste artigo, o tema é abordado sob a ótica de duas concepções metodológicas de ensino: a construtivista e a crítico-superadora. Ambas promovem uma avaliação não-punitiva baseada na observação sistemática dos alunos ao longo de todo o processo de aprendizagem, considerando o estágio inicial e o desenvolvimento e considerando o erro como parte do processo.
 

Endereço: www.ufsj.edu.br/vertentes/edicao_35.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.