Avaliação da Eficácia de Um Programa de Aulas de Educação Física no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças Abrigadas

Por: Fabrício Cardoso, , Igor da Silva Carvalho, Íris Lima e Silva, Marcos Vinícius Marques do Nascimento e Rita de Cássia de Souza.

Conexões - v.9 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Castelo Branco – RJ, sendo aprovado sob protocolo nº. 0175/2008 e teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de aulas de educação física, para atuar no atraso do desenvolvimento cognitivo de crianças abrigadas. A amostra foi composta por seis crianças com cinco anos, abrigadas na Sociedade Civil de Amparo ao Menor-Abrigo, no Rio de Janeiro. A metodologia teve formato experimental, operacionalizado por meio de um sistema de avaliações efetuadas antes e depois da intervenção proposta. Como estratégia metodológica para avaliar o nível de organização das estruturas cognitivas das crianças foi utilizada o conjunto de ‘Provas Operatórias’ propostas por Piaget (1975, apud WEISS, 2001), classificando-se o nível de organização das estruturas cognitivas das crianças. A partir dos resultados pôde-se concluir pela eficácia da intervenção educacional aplicada, tendo em vista a maior maturação das estruturas cognitivas observada na segunda avaliação.

Endereço: fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/516

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.